Pular para o conteúdo principal

Destaques

O que são os Pontos de Umbanda?

Quem é São Jorge na Umbanda?

Quem é São Jorge na Umbanda?
Você sabe quem é São Jorge na Umbanda? Conheça mais aqui no Blog Terra de Oxóssi.
 

Vários santos possuem um sincretismo dentro da Umbanda, entre eles São Jorge, um dos mais populares no Brasil e no mundo, sendo muito cultuado o santo guerreiro também é ligado a um Orixá.

As quem São Jorge representa dentro da Umbanda pode variar de acordo com a região do Brasil, porém a mais difundida é com Ogum.

A história de São Jorge

São Jorge é conhecido por ser o Santo Guerreiro, e um dos mártires dentre os santos católicos.
Nascido na região da Capadócia (Turquia) no século III, serviu como legionário no exército romano chegando a ocupar o posto de Tribuno.

São Jorge foi martirizado no ano de 303 pelo imperador Diocleciano que era conhecido por perseguir cristãos naquele período. 

Além da parte histórica, contam antigas tradições que São Jorge foi responsável por vencer um dragão que assolava uma pequena vila, sendo retratado vencendo o animal em muitas de suas imagens.

A história de Ogum

Ogum e São Jorge na Umbanda e no Candomblé
Ogum, o Orixá que é representado por São Jorge na Umbanda e no Candomblé

Ogum é um dos Orixás da Umbanda (e também do candomblé), filho de Iemanjá, irmão de Oxóssi e Xangô.

Ogum é conhecido como o Orixá da guerra e do ferro, sendo também responsável pela: agricultura, técnologia, caça, e protetor dos artesãos e ferreiros. 

Dentro da Umbanda Ogum é responsável por cumprir e aplicar a Lei, sendo considerado firme e inflexível, tomando sempre as condutas corretas.

Veja: Quem é Ogum na Umbanda e no Candomblé

São Jorge e Ogum

Durante muitos anos o culto as religiões africanas no Brasil foi proibida, começando assim  durante o período colonial uma tradição de se montar um altar onde era colocado por cima a imagem de um santo católico e abaixo a imagem de um Orixá.

Assim como outros Orixás Ogum acabou ganhando um sincretismo, sendo o mais popular deles com São Jorge que assim como ele representa a imagem de um guerreiro.

Dia de Ogum e São Jorge

No Brasil por costume muitos locais comemoram a festa de Ogum no dia 23 de Abril, junto com o dia de São Jorge. 

Quer saber mais sobre os Orixás, Umbanda, e conteúdos relacionados? Leia os artigos do Terra de Oxóssi.

Veja também

 

Comentários

Postagens mais visitadas