Pular para o conteúdo principal

Destaques

O que são os Pontos de Umbanda?

Conheça Iansã: A Senhora das Tempestades!

 Você sabe quem é Iansã? Conhece sua história? Sabia que ela tem dois maridos? Veja isso e muito mais aqui onde contamos tudo sobre a Senhora das Tempestades na Umbanda e Candomblé

 



Iansã, a deusa dos ventos e tempestades, é conhecida por seu poder e admiração. Ela é filha de Iemanjá e Oxalá e irmã de Oxum, Obá e Oxóssi. 

Seu nome tem origem iorubá e significa "mãe de nove filhos", pois seu desejo pela maternidade era tão intenso que lhe foi concedido gerar nove herdeiros. Ela é também conhecida como Oiá, nome que deriva de um rio na Nigéria.

Origem de Iansã


Iansã é a responsável por transportar os humanos após a morte. Ela recebeu essa função de seu amigo Obaluaê, senhor da terra, da morte e da cura. 

Ela é a responsável por levar o espírito desencarnado de Aiyê (terra) para o Orum (céu ou mundo dos encantados). Ela permite que os eguguns (espírito de pessoas mortas) caminhem entre os vivos, podendo até mesmo serem vistos e cultuados.

Rainha do tempo


Iansã tem o domínio das tempestades e dos fenômenos climáticos, ela controla os ventos, as chuvas e os trovões. Ela não possui o controle sobre os raios, já que esse elemento pertence ao seu esposo Xangô. Durante as grandes chuvas, é muito propício a saudação para a deusa guerreira.

Os Maridos de Iansã

Iansã é uma deusa guerreira que possui dois maridos, sendo um deles Ogum, o caçador. Certa vez, enquanto estava na mata caçando, Ogum avistou uma figura estranha, que se preparava para atacá-lo. Entretanto, quando se aproximou, percebeu que se tratava de uma linda e graciosa mulher, que se revelou ser Iansã.

A deusa enrolou suas peles de búfalo junto com seus chifres, e as escondeu dentro de um formigueiro. Quando Iansã saiu caminhando em direção ao mercado, Ogum ficou encantado com sua beleza e suntuosidade, e decidiu pedi-la em casamento. Ela, inicialmente, não aceitou, mas acabou cedendo e se casando com o orixá guerreiro.

Ogum e Iansã se davam muito bem, pois ambos tinham uma relação muito próxima com a guerra e trabalhavam juntos na forja fabricando as ferramentas que ajudariam na construção do mundo. 

Certa vez, quando Xangô foi até o irmão para encomendar armas para a guerra, ele viu Iansã e ficou perdidamente apaixonado por ela. Assim, os dois ficaram juntos e Iansã se tornou a rainha da coroa de Xangô.

Xangô e Iansã se davam muito bem, e costumavam trabalhar em equipe. Ele é o senhor da justiça e ela, rainha do clima. Iansã enviava seus ventos para limpar o mundo após as guerras, bem como também os trovões para anunciar que os raios pertencentes a Xangô estavam próximos de chegar. 

Com esses dois orixás, Ogum e Xangô, Iansã aprendeu muito sobre a guerra e se tornou uma Yabá obstinada que nada teme, nem mesmo a guerra. Ela sempre acompanha os guerreiros nas batalhas, já que ela não nasceu para ficar em casa.


Comentários

Postagens mais visitadas