Destaques

O que são os Pontos de Umbanda?

 

Você conhece os pontos de umbanda? Sabe o que são? Nesse artigo você vai aprender mais sobre.
 

Aqui no blog Terra de Oxóssi você encontra uma lista com os principais pontos de umbanda, as canções cantadas nas tendas, terreiros e centros. 

Porém você sabe a importância dos pontos de umbanda? Nesse post vamos explicar um pouco mais sobre estas canções entoadas em todos os terreiros para a realização dos trabalhos.

A principal dos pontos de umbanda é homenagear as entidades, convidando-as para o centro sendo responsáveis por invocar as falanges para fazer uma visita.

O mais importante é saber que ao executar os pontos de umbanda é necessário manter o ritmo e a Cadência, devem ser cantados de maneira harmônica.

A harmonia na execução e na entoação dos pontos de umbanda é necessária, pois eles ajudam a dar o equilíbrio necessário para que os guias possam vir até o centro.

Pode-se cantar os pontos de umbanda fora do Terreiro ou Centro?

Não se recomenda cantar os pontos de umbanda fora do contexto religioso, pois quando um ponto é mal tirado (cantado de maneira imprópria) pode atrapalhar a aproximação das falanges ou mesmo perturbar a energia do ambiente. 

Os pontos sempre devem ser cantados de forma a buscar harmonia para atuar com as boas energias para os trabalhos, por isso nunca devem ser entoados em vão. 

No Terreiro ou Centro quem pode puxar os pontos de Umbanda?

No contexto dos terreiros ou centros para realizar a entoação dos pontos de umbanda são formadas as curimbas. 

As curimbas são responsáveis pela regência dos pontos de maneira harmônica, e com sabedoria sendo responsáveis pela preparação do ambiente para os trabalhos. 

Como é formada a curimba? 

Para cantar os pontos de umbanda as curimbas costumam se formadas por:

  • Orgãs Curimbeiros: responsáveis por apenas cantar.
  • Orgãs Atabaqueiros: responsáveis apenas pela percursão durante a execução do ponto.
  • Orgãs Curimbeiros Atabaqueiros: responsáveis por cantar e realizar a percursão ao mesmo tempo.

Os curimbeiros possuem grande responsabilidade dentro dos terreiros e centros, pois eles são responsáveis pelos pontos de umbanda, que são os guias dos trabalhos realizados.

Aqui em nosso blog você encontra uma lista completa com vários pontos de umbanda para cantar e ver suas letras clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas