Pular para o conteúdo principal

Destaques

O que são os Pontos de Umbanda?

Quem é São Lázaro na Umbanda? Conheça o orixá da medicina e suas correspondências com Omulu/Obaluaê


Na Umbanda, São Lázaro é um dos orixás mais importantes, sendo sincretizado com Omulu/Obaluaê, o orixá da medicina que cuida dos doentes crônicos. Além disso, São Lázaro também é conhecido como o senhor dos caminhos, da passagem após a morte do corpo e da cura de doenças e pestes. Neste artigo, iremos explorar quem é São Lázaro na Umbanda, sua história, sincretismo e correspondências com Omulu.

Quem é São Lázaro na Umbanda?

São Lázaro é um orixá muito importante na Umbanda, sendo sincretizado com Omulu. Ele é conhecido como o orixá da medicina que cuida dos doentes crônicos. São Lázaro é reverenciado principalmente em seu dia, 17 de dezembro, quando os fiéis da Umbanda vão ao cemitério fazer oferendas e homenagens

São Lázaro também é conhecido como o senhor dos caminhos, da passagem após a morte do corpo e da cura de doenças e pestes. Seu ponto de força ou local de atuação é o cemitério e a areia da praia. Ele é associado à Oxum, orixá da água doce, que representa a fertilidade, a maternidade, a riqueza e o amor.

História de São Lázaro

São Lázaro de Betânia é um personagem bíblico que, segundo João, foi ressuscitado por Jesus e é às vezes confundido com seu homônimo Lázaro (mendigo e leproso), personagem da parábola de Lucas. Por ter sido ressuscitado, Lázaro conheceu a passagem existente entre os mundos físico e espiritual, assim como Omolú/Obaluaiê que é o guardião do portal.

Correspondências de São Lázaro com Omulu/Obaluaê

São Lázaro e Omulu/Obaluaê têm muitas correspondências. Ambos são orixás associados à cura de doenças e à passagem entre os mundos físico e espiritual. Além disso, Omulu/Obaluaê é considerado o orixá da medicina que cuida dos doentes crônicos, assim como São Lázaro. Por terem sido ressuscitados, ambos conhecem a passagem entre a vida e a morte, e são frequentemente evocados em rituais de cura e renovação.

Veja também: Quem é Omolú na Umbanda?

Representação no cristianismo: São Lázaro

No cristianismo, São Lázaro é conhecido como um personagem bíblico que foi ressuscitado por Jesus Cristo. Ele é mencionado no Evangelho de João, capítulo 11. Acredita-se que São Lázaro era um amigo próximo de Jesus e irmão de Marta e Maria. Ele morreu de uma doença não especificada e foi ressuscitado por Jesus após quatro dias de morte. Por essa razão, São Lázaro é considerado um símbolo da ressurreição e da vida após a morte.

Sincretismo de São Lázaro com Omulu/Obaluaê

Na Umbanda, São Lázaro é sincretizado com Omulu/Obaluaê. Este é um orixá relacionado à medicina e à cura de doenças crônicas. Além disso, Omulu/Obaluaê é conhecido como o guardião da passagem entre o mundo físico e o mundo espiritual. Acredita-se que, como São Lázaro também foi ressuscitado, ele conhece bem essa passagem e pode ajudar aqueles que estão doentes ou que buscam a cura espiritual.

Comentários

Postagens mais visitadas