Pular para o conteúdo principal

Destaques

O que são os Pontos de Umbanda?

O que é Umbanda? Conheça sua história


 

Você sabe o que é a Umbanda? Quer conhecer sua história e entender como funciona? Neste artigo vamos explicar um pouco sobre a sua história.

O que significa a palavra Umbanda

Antes de entendermos o que é a Umbanda e sua história precisamos entender a origem da palavra que dá seu nome.

Umbanda vem da língua quimbunda de Angola que pode significar: “Arte de Curar” ou então “Magia”.

História da Umbanda

Agora sim podemos entender melhor o que é a Umbanda através de sua história, que data do início do século XX no Brasil na cidade do Rio de Janeiro pelo medium Zélio Ferdinando de Moraes no dia 15 de Novembro de 1908.

Lembrando que mesmo antes da umbanda existiam religiões que cultuavam os Orixás como no Candomblé, e falanges de pretos-velhos, caboclos, exus e pombagiras em alguns terreiros do Candomblé e Centros Kardecistas.

O Início da história da Umbanda

Zélio sofria de paralisia e nenhum exame médico indicava nada de anormal, mas assim mesmo ele não conseguia se mover da cintura para baixo. Um dia, ao acordar, anunciou à sua família: "amanhã estarei curado". 

No dia seguinte, Zélio levantou-se da cama e andou como se nunca tivesse ocorrido nada. O fato deixou seus médicos espantados, estes também eram tios de Zélio, e nem os padres católicos, explicavam o que havia ocorrido. Zélio, então, foi levado à Federação Espírita de Niterói e, chegando lá, o médium dirigente iniciou os trabalhos. 

Em determinado momento, Zélio se afastou e buscou uma rosa, colocando-a no centro da mesa. O que causou estranheza nos presentes, ainda mais quando vários espíritos manifestaram-se e se identificaram como caboclos indígenas ou escravos africanos.

O dirigente do centro pediu que esses espíritos se retirassem, tentando doutriná-los por serem "atrasados espiritualmente". Então o espírito que levou Zélio a buscar a flor voltou e questionou o médium dirigente, o motivo dele considerar que aqueles como não evoluídos, apenas por serem de cor e classe social diferentes da dele na última reencarnação. 

Apesar da argumentação pertinente, os membros do centro kardecista continuaram a tentar fazer a “doutrinação” daqueles espíritos.

O espírito respondeu: "Se julgam atrasados estes espíritos dos pretos e dos índios, devo dizer que amanhã estarei em casa deste aparelho (referindo-se a Zélio, que abriu espaço para esses espíritos e aceitou ser um canal para eles) para dar início a um culto em que esses pretos e índios poderão passar suas mensagens e, assim, cumprir a missão espiritual que a eles foi confiada. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E, se querem saber o meu nome, que seja este: Caboclo das sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim"

No dia seguinte foi comprovada a veracidade dos fatos, então os doentes que aguardavam ao lado de fora da Federação foram convidados a entrar para iniciar os trabalhos de cura, assim iniciando-se a que hoje conhecemos como Umbanda. 

Antes do final da sessão manifestou-se um preto velho, Pai Antônio, que ensinou o ponto cantado: "Chegou, chegou, chegou com Deus. Chegou, chegou, o Caboclo das Sete Encruzilhadas".


Quer saber mais sobre a umbanda? Acompanhe nosso blog, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais.


Comentários

Postagens mais visitadas