Pular para o conteúdo principal

Destaques

O que são os Pontos de Umbanda?

Quem é Oxalá?

Quem é oxalá na Umbanda?
Você quer saber quem é Oxalá? Continue em nosso artigo

 

Existem muitas perguntas relacionadas sobre os Orixás na Umbanda, e entre delas sobre cada um deles, e hoje vamos entender quem é Oxalá.

Oxalá que também conhecido na religião Iorubá como: Oxalufã (Oxalá mais velho), Oxaguiã (Oxalá mais novo), Orixaniá. Obataiá.

Oxalá teve como missão dada por Olorum realizar a manifestação de sua criação, assim criando a Terra onde habitam os seres humanos, e é o criador da morte.

Além de ser um dos Orixás mais importantes é considerado a segunda pessoa da Santíssima Trindade da Umbanda que fazem parte: Olorum, Oxalá e Ifá, assim como no cristianismo existem: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Os símbolos de Oxalá

Oxalá pode ser representado como Oxaguiã carregando uma espada (idá) e um escudo.

Oxalá representado como Oxaguiã

Quando representado como Oxalufã oxalá carrega um cajado de metal (apaxorô) que o auxilia em sua caminhada representando sua idade avançada

Qual Santo representa Oxalá?

Por ser o Pai Maior e o Orixá mais respeitado seu sincretismo é representado por Jesus Cristo.

Qual o dia de Oxalá?

Oxalá possui dois dias, sendo: a Sexta-Feira o dia de Oxaguiã (Oxalá jovem) e o domingo para Oxalufã (Oxalá mais velho).

Qual a saudação de Oxalá?

A saudação de Oxalá na Umbanda é Oxalá yê, meu pai! ou Exê Babá!, e no Candomblé é: Èpao, Èpa Bàbá!


Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, se quiser conhecer mais sobre os Orixás e suas histórias veja mais aqui no Terra de Oxossi.

Você também pode gostar de:


Comentários

Postagens mais visitadas