Pular para o conteúdo principal

Destaques

O que são os Pontos de Umbanda?

Quem é Oxalá?

Quem é oxalá na Umbanda?
Você quer saber quem é Oxalá? Continue em nosso artigo

 

Existem muitas perguntas relacionadas sobre os Orixás na Umbanda, e entre delas sobre cada um deles, e hoje vamos entender quem é Oxalá.

Oxalá que também conhecido na religião Iorubá como: Oxalufã (Oxalá mais velho), Oxaguiã (Oxalá mais novo), Orixaniá. Obataiá.

Quem é Oxalá?

Oxalá é uma das figuras mais proeminentes e reverenciadas na Umbanda. Para compreender plenamente essa divindade, precisamos mergulhar nas profundezas da mitologia e da espiritualidade da Umbanda.

Na religião Yorubá, que é a raiz da Umbanda, Oxalá é conhecido por diversos nomes, tais como Oxalufã (Oxalá mais velho), Oxaguiã (Oxalá mais novo), Orixaniá e Obataiá. Sua missão, dada por Olorum, é a manifestação da criação, a responsabilidade pela criação da Terra e dos seres humanos. Além disso, Oxalá também é considerado o criador da morte.

Oxalá teve como missão dada por Olorum realizar a manifestação de sua criação, assim criando a Terra onde habitam os seres humanos, e é o criador da morte.

Além de ser um dos Orixás mais importantes é considerado a segunda pessoa da Santíssima Trindade da Umbanda que fazem parte: Olorum, Oxalá e Ifá, assim como no cristianismo existem: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Os símbolos de Oxalá

Oxalá pode ser representado como Oxaguiã carregando uma espada (idá) e um escudo.

Oxalá representado como Oxaguiã

Quando representado como Oxalufã oxalá carrega um cajado de metal (apaxorô) que o auxilia em sua caminhada representando sua idade avançada

O Sincretismo Religioso de Oxalá

A Umbanda é conhecida por sua prática de sincretismo religioso, que associa divindades africanas a santos católicos. Essa prática se desenvolveu durante o período da escravidão, quando os africanos trazidos ao Brasil eram forçados a se converter ao cristianismo. Para preservar suas crenças originais, os praticantes da Umbanda associaram seus Orixás a santos católicos.

No caso de Oxalá, ele é sincretizado com Jesus Cristo, uma figura central no cristianismo. Essa associação destaca a importância de Oxalá na Umbanda e a maneira como ele se relaciona com outras tradições religiosas.  

Qual Santo representa Oxalá?

Por ser o Pai Maior e o Orixá mais respeitado seu sincretismo é representado por Jesus Cristo.

A Santíssima Trindade da Umbanda

Assim como no cristianismo, a Umbanda possui a sua própria Santíssima Trindade, composta por três entidades fundamentais: Olorum, Oxalá e Ifá. Essas divindades desempenham papéis vitais na religião, proporcionando orientação espiritual e significado para a vida dos praticantes.

  • Olorum: É a divindade suprema, equivalente ao Pai Maior na Umbanda.
  • Oxalá: Oxalá ocupa a posição de segundo membro da trindade, desempenhando um papel essencial na criação e manutenção do mundo.
  • Ifá: Ifá é o oráculo da Umbanda, revelando a vontade dos Orixás e guiando os umbandistas em sua jornada espiritual.
Juntos, esses três elementos formam a base espiritual da Umbanda.

Qual o dia de Oxalá?

Oxalá possui dois dias, sendo: a Sexta-Feira o dia de Oxaguiã (Oxalá jovem) e o domingo para Oxalufã (Oxalá mais velho).

Os Símbolos de Oxalá

Como em todas as religiões, os símbolos desempenham um papel significativo na representação de Oxalá. Uma das formas mais comuns de retratar Oxalá é como Oxaguiã, carregando uma espada (idá) e um escudo. Esses símbolos representam sua força e poder protetor.

Quando representado como Oxalufã, ele carrega um cajado de metal (apaxorô), que simboliza sua idade avançada e a sabedoria que acumulou ao longo dos tempos.

Qual a saudação de Oxalá?

A saudação de Oxalá na Umbanda é Oxalá yê, meu pai! ou Exê Babá!, e no Candomblé é: Èpao, Èpa Bàbá!

Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, se quiser conhecer mais sobre os Orixás e suas histórias veja mais aqui no Terra de Oxossi.

Você também pode gostar de:


Comentários

Postagens mais visitadas