Pular para o conteúdo principal

Destaques

O que são os Pontos de Umbanda?

São Cosme e Damião na Umbanda: Conheça a História e Significado desses Santos Protetores


São Cosme e Damião são conhecidos como os santos padroeiros da medicina e da cura. Na Umbanda, eles são sincretizados com as crianças gêmeas Ibejis ou Erês, e são vistos como entidades alegres e festeiras, com grande prestígio junto aos Orixás.

Mas afinal, quem representam São Cosme e Damião na Umbanda? Vamos conhecer mais sobre a história e significado destes santos protetores.

A História de São Cosme e Damião

Segundo uma lenda, São Cosme e Damião são filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Iansã os abandonou perto de um rio, e Oxum acabou por cuidar deles. 

No período da escravidão no Brasil, o culto aos Orixás era proibido, sendo assim os escravos invocavam Ere e Curumim como Cosme e Damião, e assim foram sincretizados na igreja católica.

Na verdade, São Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos que viveram no Oriente, e eram reconhecidos por sua habilidade como médicos e missionários. 

Eles possuíam o dom da cura e da medicina, e ficaram conhecidos por prestar assistência médica aos pobres e aos animais sem custo. Por esse motivo, hoje eles são considerados os santos protetores dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos

São Cosme e Damião na Umbanda

Na Umbanda, São Cosme e Damião são os padroeiros das crianças, e por isso, no dia 27 de setembro, várias regiões do Brasil têm a tradição de distribuir doces aos pequeninos. Os espíritos da falange de Ibeijada se apresentam como crianças brincalhonas.

Além disso, São Cosme e Damião são vistos como médicos espirituais, curando as pessoas tanto fisicamente quanto espiritualmente, sendo evocados para auxiliar em situações relacionadas à saúde. Em geral, eles são descritos como simpáticos e carismáticos, e são muito queridos por aqueles que praticam a Umbanda.


Comentários

Postagens mais visitadas